Processo Seletivo 2015


As Inscrições para a prova do dia 26/01/2015 estarão abertas a partir do dia 20/12/2014.
O Instituto Metodista Granbery estará de férias coletivas de 20/12/14 a 04/01/15.

Edital Coteúdo
Resultado Processo Seletivo 06-12-2014


Sobre o Colégio Metodista Granbery

Educação Infantil

Nossa ação fundamenta-se na construção do conhecimento e na integração como ponto de referência para o fortalecimento das relações interpessoais. O conhecimento é elaborado e construído pelo grupo, partindo de uma proposta que prioriza a reflexão e a criação de novas situações de aprendizagem.



“Ensina a criança no caminho em que deve andar,,
e ainda quando for velho não se desviará dele.”
Provérbios 22:6

Turmas:

 Maternal I
 Maternal II
 Maternal III
 1º Período
 2º Período


Corpo Administrativo

 Coord. Ed. Infantil: Mônica Duarte Bastos Ribeiro Dantas
Diretora e Coordenadora Geral Pedagógica: Simone Borrelli Achtschin


Turno:

Tarde (das 12h50 às 17h20)


Aulas especializadas:

 Educação Física
 Educação Musical
 Ensino religioso
 Informática


Ambientes:

 Laboratórios de Informática
 Biblioteca Infantil
 Campo de Futebol e Quadras Poliesportivas
 Entre outros


Eventos realizados:

 Celebração da Páscoa 
 Feira de Livros
 Festa da Família
 Feira de Artes
 Festa dos Avós
 Festa Caipira
 Semana da Criança
 Noite do Pijama
 Trabalhos de Campo
 Festas de Encerramento


Objetivos Gerais

A educação tem por objetivo oferecer condições para o desenvolvimento integral dos alunos, considerando suas diversidades individuais e as possibilidades de aprendizagem apresentadas nas diferentes faixas etárias.

A função da escola é criar condições que garantam o desenvolvimento da capacidade do aluno e a aprendizagem de conteúdos necessários à vida em sociedade, permitindo a compreensão da realidade e favorecendo a participação dos alunos em relações sociais e afetivas , cada vez mais amplas.

Pretendemos que nossos alunos tornem-se cooperativos, críticos, curiosos, responsáveis e avancem no desenvolvimento da autonomia, confiando na sua própria forma de agir e aprender, respeitando seus semelhantes.


Necessidade e importância

A Educação Infantil, hoje, é uma necessidade. Já é consenso entre os educadores que ela constitui um estágio de riquíssimo potencial educativo, pelo qual devem passar todas as crianças com idade inferior a sete anos. Quando bem estruturada, com objetivos claros e atividades bem planejadas, ela pode, como instrumento preventivo, minimizar os problemas de repetência, evasão e de adaptação.


A construção do conhecimento

Nosso trabalho é totalmente centrado no aluno, propondo uma experiência criadora, fazendo trabalhar a inteligência, a imaginação e a sensibilidade enquanto aprende.

O aluno precisa ser livre, consciente, crítico e criativo e o professor, um colaborador com participação real e efetiva na vida escolar, é peça fundamental de interpretação, colocando desafios adequados para o pensamento evoluir.

Nossa referência é a teoria construtivista, que se baseia na construção do conhecimento, tendo como referencial a teoria de Jean Piaget, que explica a origem do conhecimento como resultado de uma interação entre sujeito e ambiente físico.

Uma escola comprometida com a construção do conhecimento privilegia a qualidade da aprendizagem e não a quantidade de conteúdos memorizados pelo aluno. Encara o erro como parte do processo, permitindo ao aluno refletir sobre suas hipóteses e querer buscar as informações necessárias a um maior aprofundamento do conhecimento.

Se a escola existe para promover o desenvolvimento do indivíduo, compete a ela não apenas criar situações de aprendizagem, mas desenvolver a autonomia, estimular o senso crítico e formar cidadãos conscientes dentro de uma realidade social.


A alfabetização

É nosso objetivo alfabetizar no 1º ano do Ensino Fundamental. Busca-se propiciar à criança oportunidades variadas de interação com a linguagem escrita.

Nossa proposta é envolver nossos alunos em um ambiente no qual serão desafiados a pensar e discutir sobre o universo da leitura e escrita de forma lúdica e contextualizada, respeitando suas possibilidades.

Acreditamos que, até a criança ler e escrever de maneira convencional, ela passa por níveis diferentes, que são alcançados em tempos diferentes, de acordo com as vivências e tendências individuais.


O papel do educador

Além do preparo profissional, a grande tarefa do professor na Educação Infantil do Granbery consiste em ser o facilitador ou mediador no processo e, também, o de criar e manter um ambiente motivador, que gere a confiança da criança em sua própria capacidade de aprender.

É indispensável o clima de amizade, cumplicidade entre professor e criança, numa relação de respeito mútuo, sinceridade e afetividade.

Todo o nosso corpo docente possui a graduação em Pedagogia e é pós-graduado na área de educação.


Avaliação

A avaliação na Educação Infantil é feita de forma qualitativa e constitui um processo contínuo, presente no dia a dia escolar em todas as atividades desenvolvidas, baseada em observações sistemáticas, tendo em vista os seguintes cuidados:


  • Avaliar cada criança de acordo com o comportamento esperado, dentro da sua faixa etária (turma), relacionando com os objetivos trabalhados e não perdendo de vista o grupo como um todo;
  • Identificar as conquistas alcançadas;
  • Enxergar possíveis dificuldades como desafios para vencer.

    Como forma de registro e retorno para as famílias, enviamos semestralmente um “Relatório de Desenvolvimento” individual que consiste em registrar o desenvolvimento da criança nos seguintes aspectos:


     No relacionamento;
     Nas brincadeiras;
     Na adaptação à rotina escolar;
     No desenvolvimento das atividades;
     Na rodinha;
     Na higiene;
     Na alimentação;
     No parque e momentos livres;
     Nas atividades criadoras;
     Na linguagem;
     Nos conceitos matemáticos;
     Nas atividades complementares (Educação Física, Música e Ensino Religioso).

    A avaliação no 1º ano do Ensino Fundamental passa a ser quantitativa, respeitando a etapa de construção de cada criança.

    Nosso objetivo “final” é formarmos crianças intelectual e moralmente autônomas e que, principalmente, sejam MUITO FELIZES.


    (INSCRIÇÕES ENCERRADAS!)


  • Ensino Fundamental

    O Ensino Fundamental tem sua ação pautada na construção do conhecimento e na interação como ponto de referência para o fortalecimento das relações sociais. Além disso, tem como base o desenvolvimento das habilidades e competências a partir da reflexão e da criação de novas situações de aprendizagem, objetivando assim o desenvolvimento integral do educando.



    Turmas:

     1º Ano
     2º Ano
     3º Ano
     4º Ano
     5º Ano
     6º Ano
     7º Ano
     8º Ano / 7ª Série
     9º Ano / 8ª Série


    Turnos:

    Manhã:
     5º Ano
     6º Ano,
     7º Ano
     8º Ano / 7ª Série
     9º Ano / 8ª Série

    Tarde:
     1º Ano
     2º Ano
     3º Ano
     4º Ano
     5º Ano


    Corpo Administrativo

     Marisley de Souza Gonçalves Pereira - Coordenadora do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)
     Cíntia Clemente - Orientadora Educacional (1º ao 5º ano)
    Roberto Braga Gomes - Coordenador do Ensino Fundamental (6º ao 8º ano)
    Luciana Lara Gomes Heringer -Orientadora Educacional (6º ao 8º ano)
    Marta Elaine de Oliveira: Coordenadora do Fundamental e Ensino Médio (9º ano, 1º, 2º e 3º ano)
    Simone Borrelli Achtschin - Diretora e Coordenadora Geral Pedagógica


    Proposta Pedagógica

    O Ensino Fundamental tem sua ação pautada na construção do conhecimento e na interação como ponto de referência para o fortalecimento das relações sociais. Além disso, tem como base o desenvolvimento das habilidades e competências a partir da reflexão e da criação de novas situações de aprendizagem, objetivando assim o desenvolvimento integral do educando.


    Objetivo:

    O Ensino Fundamental tem o objetivo de auxiliar o aluno em sua formação cidadã, crítica, reflexiva e ética.


    Ambiente:

    Amplo espaço físico, com prédio totalmente restaurado e adaptado para atender às necessidades dos alunos.


     Pátio com aproximadamente 1.100m.
    Cantina
    Auditórios
    Salas de Multimeios com tela interativa

    Laboratórios de aprendizagem.
    Seis laboratórios de informática.
    Sala de Jogos: Espaço de entrosamento, reflexão, troca, brincadeira e aprendizagem.
    “Os jogos pedagógicos são desenvolvidos com a intenção explícita de provocar uma aprendizagem significativa, estimular a construção de um novo conhecimento e, principalmente, despertar o desenvolvimento de uma habilidade operatória, isto é, uma aptidão que possibilita a compreensão e intervenção do indivíduo nos fenômenos sociais e que o ajude a construir conexões”.

    Celso Antunes
     Biblioteca
     Campo de Futebol e Quadras Poliesportivas
     Entre outros


    1º Fase do Ensino Fundamental

    Aulas especializadas e atividades semanais

     Educação Física: 2h/a semanais;
      Clube de leitura e projeto de incentivo ao leitor com professora de Biblioteca;
     Aula de Artes: incentiva a descoberta, a criação e a descontração;
     Aula de Inglês: do 1º ao 5º ano;
     Informática;


    Atividades extras

    Várias atividades são desenvolvidas com o objetivo de enriquecer a aprendizagem e promover o crescimento. São elas:


     Assembleias e Aulas de Ensino Religioso: momento em que os valores do reino de Deus são trabalhados;
     Feira do livro
     Dia de convivência
     Hora Cívica
     Teatros e Contação de Historias
     Comemoração da Páscoa e outras festividades
     Trabalhos de Campo
     Passeata
     Semana da Criança
      Semana Granberyense e Festa da Familia Granberyense
      Jogos interclasses


    Projetos

     Preparação para os exames de Cambrigde

    2ª Fase do Ensino Fundamental

    A estrutura curricular do 6o ao 9o anos está organizada numa perspectiva que contempla a construção do conhecimento de forma a tornar a aprendizagem significativa desenvolvendo o espírito crítico, a compreensão dos limites, por meio de um currículo diversificado, favorecendo a formação integrada e globalizada de nossos alunos.


    Atividades complementares

     Plantão semanal de Português e Matemática
     Trabalhos de campo
     Laboratórios de informática
     Dia de convivência
     Assembleias especiais
     Feira do Livro
     Celebração da Páscoa
     Hora Cívica

    Projetos

     Projeto Elo
     Projeto Alunos Novatos
     Projeto representantes de Turma
     Projeto Roda de Conversa com a Família
     Feira Gastronômica
     Releituras de Obras de Arte
     Projeto Customização
     Projeto “Diga NÃO ao Bullying”
     Projeto “A História através da imagens e outros...”
     Projeto Todos Lêem
     Projeto DANCE


    (INSCRIÇÕES ENCERRADAS!)


    Ensino Médio

    Consolida valores e atitudes, elaborando projetos de vida numa perspectiva de aprendizagem permanente, priorizando a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico em sintonia com o mundo em que vivemos.




    Turmas:

     1º Ano
     2º Ano
     3º Ano


    Corpo Pedagógico

       Marta Elaine de Oliveira - Coordenadora do Ensino Médio
      Simone Borrelli Achtschin - Diretora e Coordenadora Geral Pedagógica


    Turno:

    Manhã, das 7h20 às 12h40.
    Tarde: Aulas em laboratórios, oficinas de Estudos ENEM e avaliações.


    No Granbery você encontra:

       Aulas práticas de Física, Química, Biologia e Informática;
       Aulas de Inglês, Espanhol e Ensino Religioso;
       Oficinas de Estudos Avançados nas áreas de conhecimento (exatas, humanas e biológicas), com aprofundamento nos estudos acadêmicos e escolha profissional;
       Projeto de Iniciação Científica que visa despertar e incentivar nos estudantes o interesse pela pesquisa na área;
       Simulados e Revisionais periódicos que preparam para o acesso ao Ensino Superior;
       Equipe de professores, especialistas e mestres, altamente qualificada, com experiência em preparação para vestibulares.


    Diferenciais:

       Laboratórios de Física, Química, Biologia e Informática;
       Oficina de Contadores de História, onde são trabalhadas as aptidões dos estudantes de maneira lúdica, por meio de exercícios vocais, corporais e jogos teatrais. O Granbery tem o primeiro grupo de contação de histórias em colégio do Brasil;
        Incentivo ao esporte, por meio de um Centro de Esportes e Educação Física (CEFE), onde são realizadas as aulas de Educação Física e as Escolas de Esportes (Natação, Futebol, Futsal, Basquete, Handebol, Vôlei, Balé, Yoga e Tae-kwon-do).


    Ensino de Qualidade:

    O Ensino Médio do Colégio Metodista Granbery, além de proporcionar o domínio dos conteúdos das diferentes disciplinas escolares necessárias para o ingresso no Ensino Superior, tem como principais objetivos a formação de estudantes que:

       Tenham valores e princípios éticos;
       Sejam cidadãos confiantes, capazes de agir com cooperação, autonomia e que saibam refletir sobre suas atitudes;
       Dominem os diferentes usos da linguagem: ler, escrever, falar em público e analisar criticamente o que ouve, vê e lê;
       Saibam fazer uma escolha profissional compatível com suas características e interesses pessoais;
       Sejam aprovados em 100% dos processos seletivos para ingresso no Ensino Superior. O Colégio Metodista Granbery está entre as 5 escolas que mais aprovam em vestibulares.

    (INSCRIÇÕES ENCERRADAS!)